Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de abril de 2012

observe estas imagens tocantes e comente.
Faça parte da campanha que estou promovendo!


 









Aviso Importante, LEIA POR FAVOR!

Pessoal aqui é um quadro de avisos sobre o nosso querido Blog da Bella aqui são as regrinhas do nosso bloginho para que tudo fique mais legal,para que todos fiquem felizes, por favor leia é importante:











Comentários:
- não chame palavrões;
- nada de brigas;
- conversas longas aqui não;
- sejam lagais uns com os outros;
-se vc que que eu acrescente algum poster bem legal, não mande por cometários, e sim por menssagem, atenderemos seu pedido!

Sobre nossos Posters:- nada de sair copiando os poster sem colocar as duas fontes que é o blog da Bella e a fonte de onde nós tiramos o poster.
- como comuniquei nos comentarios envie o assunto que vc quer que eu coloque no blog seu pedido séra atendido.

Enquete:
- se deseja que o blog da Bella promova uma enquete, me mande privadamente, se gostarmos de sua ideia, pode ter certeza de que faremos esse favor.
- se vc poder votar será um favor!!

anúncio desaparecidos:
-me mande um messagem privada sobre seu cão ou de otra pessoa, publicarei logo que ver!


curtam muito o nosso blog que foi feito com muito carinho,espero que gostem do nosso blog!!
O Blog da Bella agradece sua comprensão!!!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Gente!! que mundo cruel!quem leu e sentiu vontade de chorar por favor comente:

Polícia vai investigar agressão que deixou cadela paralítica em MS

ANIMAL ESTÁ INTERNADO EM CLÍNICA VETERINÁRIA DE CAMPO GRANDE HÁ 19 DIAS.
MAIS DE 100 PESSOAS DE VÁRIAS CIDADES DO PAÍS E DO EXTERIOR QUEREM ADOTÁ-LA.





Após agressão Mel ficou com as patas posteriores paralisadas (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
Após agressão Mel ficou com as patas posteriores paralisadas (Foto: Aliny Mary Dias/G1 MS)
 A Polícia Civil abriu inquérito nesta sexta-feira (16) para apurar um caso de maus-tratos contra uma cadela vira-lata de 3 meses, que teria sido chutada pelo dono e perdeu os movimentos das patas traseiras. A cadelinha, que foi batizada como Mel, está há 19 dias em uma clínica veterinária de Campo Grande, e teria sido levada pelo dono que não voltou ao local.
De acordo com a médica veterinária Ana Lúcia Salviatto, a cachorrinha foi deixada na clínica no dia 27 de fevereiro por um homem que dizia tê-la encontrado na rua. Dois dias depois o suspeito acabou dizendo que tinha chutado o animal. “Nós desconfiamos e no final ele disse que tinha a mal tratado e nunca mais apareceu”, recorda a veterinária.

Raio X mostra lesão sofrida pela cadela após
agressão (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)
Raio X mostra lesão sofrida pela cadela após agressão (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)Mel teve fratura na tíbia e os membros inferiores ficaram paralisados, a cadela não anda e não consegue se equilibrar nas patas da frente. A filhote toma medicamentos para fortalecimento muscular e vitaminas. Ana Lúcia afirma que uma cirurgia, sessões de fisioterapia e acupuntura serão necessárias para que a cadela tenha melhor qualidade de vida. “As chances dela andar são mínimas, depois da cirurgia vamos avaliar a condição clínica dela”.
Depois de estabilizar a saúde do animal, a médica divulgou o caso nas redes sociais. A foto da cadela foi visualizada por várias pessoas e a lista de possíveis novos donos da Mel já passa de 100 pessoas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e até Londres, na Inglaterra.
A veterinária conta que no primeiro contato que teve com a cadela chegou a pensar em praticar a eutanásia em razão das dores que o animal sentia, mas depois de analisar a condição clínica, resolveu continuar com o tratamento. “Nós vamos explicar para as pessoas que não é um animal fácil, o trabalho e gasto serão grandes. Se ninguém tiver condições, vamos ficar com ela aqui na clínica. Já estão todos apegados”, conta Ana Lúcia.
Veterinária afirma que possibilidade de filhote voltar
a andar é mínima (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)


Médica veterinária afirma que as possibilidades da filhote voltar a andar são mínimas (Foto: Aliny Mary Dias/G1MS)O delegado Miguel Said da 1ª Delegacia de Polícia Civil da capital disse ao G1 que soube do caso através das redes sociais e decidiu investigá-lo. “Nós tomamos conhecimento e entramos em contato com a clínica, as investigações estão iniciando e temos alguns indícios que podem ajudar na identificação do suspeito”.
A pessoa responsável pela agressão pode responder por crime de maus-tratos, com pena de três meses a 1 ano de detenção. De acordo com o delegado, o caso deve ser repassado para a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat) ainda nesta sexta-feira

Comoção
Médicos veterinários de várias especialidades se prontificaram a atender a filhote depois que souberam do caso pela internet. Um médico ortopedista irá realizar a cirurgia sem cobrar nada. Fisioterapeutas e acupunturistas devem auxiliar no tratamento da cadela.
Uma cadeira de rodas adaptada, conhecida como carrinho, também deve ser doada para que Mel consiga se locomover com as patas da frente. “No início queríamos um dono, agora estamos buscando doações para que ela tenha toda o tratamento de ótima qualidade sem custo algum”, afirma Ana Lúcia.

Fonte: www.g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/03/policia-vai-investigar-agressao-que-deixou-cadela-paralitica-em-ms.html

Cachorro morre após ser esquecido dentro de caixa por dona de pet shop


O cão Tony, da raça shih-tzu,
morreu após ser esquecido
dentro de uma caixa em Orlândia (SP)

Tony, como o cãozinho se chamava, foi levado ao pet shop para tomar banho e receber uma tosa. A sala onde a caixa com o animal preso ficou esquecida tem pouca ventilação e é muito quente, segundo a proprietária do pet shop, a veterinária Cíntia Caparelli Fonseca, 47.
  O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como possível prática de maus-tratos.
“Foi uma fatalidade. Em sete anos de profissão, nunca tive problema nenhum. Eu assumo a culpa e já ofereci outro filhote para os donos”, afirma Fonseca. A veterinária disse que já comprou outro cão da mesma raça, por R$ 600, com pedigree, para oferecer aos donos do shih-tzu.
Fonseca conta que era comum, nos últimos quatro meses, ela buscar Tony na casa dos donos, às sextas-feiras, por volta das 9h, para o animal ser banhado e tosado. O cão era devolvido por volta das
 12h. Na última sexta-feira, uma funcionária do pet shop banhou, tosou e colocou Tony na caixa, imaginando que a dona do estabelecimento, a exemplo do que sempre fazia, fosse levar o cachorro às 12h para os donos.
Naquele dia, porém, a veterinária foi atender cães doentes em outras residências, no período da tarde, e esqueceu Tony no pet shop.
Às 16h, a estudante Maira de Andrade, 25, dona do cachorro, ligou à veterinária e reclamou que o cão ainda não tinha sido entregue. “Fui até a clínica e descobri que ele estava morto. Foi muito triste”, lamenta Fonseca.
“Isso não podia ter acontecido. Minha mãe e minha irmã eram muito apegadas ao cachorro”, afirma o consultor Marcelo Manso de Andrade, 29, irmão de Maira. Ele disse que a família não vai processar o estabelecimento e aceitará o filhote doado pela veterinária.

Fonte: UOL
Se o dente permanente nasce e o dente de leite não cai, o cão fica sujeito a alterações na mordedura (alterações de oclusão) e a sérios traumas. Saiba como identificar o problema e como corrigi-lo.


Assim como acontece com os humanos, cães nascem desdentados. Por volta dos 20 a 30 dias de vida começa a formação da primeira dentição, o que os torna capazes de fazer a preensão e a trituração dos alimentos, conduzindo gradativamente ao desmame.
No filhote de cão crescem 28 dentes de leite – chamados de dentes decíduos pela odontologia – , constituídos por três incisivos, um canino e três pré-molares em cada lado da maxila e da mandíbula.
Com a erupção dos dentes de leite, ocorre o rompimento da gengiva, o que causa irritação local. Esse desconforto tende a estar presente por toda a fase de erupção dentária.

Nascimento dos dentes de leite

Dentes decíduos
Incisivos – 3 a 4 semanas
Caninos – 3 semanas
Pré-molares – 4 a 12 semanas
Molares – não há


Período das trocas dentárias

Dentes permanentes
Incisivos – 3 a 5 meses
Caninos – 4 a 6 meses
Pré-molares 4 a 6 meses
Molares – 5 a 7 meses


Dentes de leite persistentes

Quando um dente permanente começa a se desenvolver, este induz a reabsorção das raízes do dente decíduo correspondente, o qual vai perdendo sua sustentação, ficando “amolecido”, até cair.
Às vezes, porém, a queda não acontece. O dente permanente pode erupcionar em lugar errado e ficar em má posição, já que, como diz a antiga lei da física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. O problema, chamado de maloclusão, é mais freqüente em cães de raças pequenas, como o Poodle, Yorkshire, Shih Tzu, Maltês, Schnauzer e Pinscher, mas aparece também em cães de grande porte e em gatos.
A maloclusão prejudica, no mínimo, a mastigação eficiente. Entre outras conseqüências mais graves está o dente canino inferior permanente erupcionar pelo lado de dentro do dente de leite, próximo à língua, e atingir o céu da boca (palato), causando dor e até perfuração. Ou então, o dente permanente canino da maxila erupcionar na frente do dente decíduo e ocupar o espaço do canino inferior, causando desgaste prematuro de ambos e até fratura, pelo contato dente com dente.

Diagnóstico fácil


A persistência do dente de leite é percebida com um simples exame de cavidade bucal, feito por volta dos 4 aos 6 meses de idade, fase da troca dentária. Considera-se que o problema está presente quando se encontra um dente decíduo firme ou com pouca mobilidade ao mesmo tempo que já se pode ver erupcionando a extremidade superior (cúspide) do respectivo dente permanente. Nesse caso, é recomendada a exodontia imediata do dente de leite, ou seja, a sua extração.
A cirurgia deve ser realizada com cautela para não danificar o geme do dente permanente. Previamente, são feitas radiografias intra-orais do dente a ser extraído, para avaliar a presença e exata posição das raízes, além de suas condições (se estão em processo de reabsorção ou não). Deve-se ter o cuidado de não fraturar a longa e fina raiz do dente que está sendo extraído, especialmente se for um canino, já que a remoção do fragmento fraturado dá mais trabalho e toma mais tempo.
Para evitar o risco, faz-se um retalho muco-gengival que expõe o osso alveolar, permitindo visualizar a raiz e removê-la pela face vestibular. A seguir, com movimentos delicados de rotação, feitos com uma alavanca, luxa-se o dente para, em seguida, ser feita a remoção com a ajuda de um fórceps. A curetagem do alvéolo promove um coágulo que acelera a cicatrização óssea. Finaliza-se o procedimento com a sutura do corte, feita com fio absorvível.

Por: Vanessa G. G. Carvalho
Fonte: Cães & Cia

Shih tzu cortes e penteados!

Cães de pelagem comprida sempre possibilitam visuais variados e conheça os principais penteados usado nesta maravilhosa raça. É só dar asas à imaginação. 

F. Torres - Canil Pard´Ellas
(Fotos: F. Torres - Canil Pard´Ellas)


Nas fotos mostramos dois comprimentos comumente vistos em exemplares da raça: o longo (exigido para os Shih Tzus adultos nas competições) e a chamada tosa-filhote, na qual os pêlos ficam com cerca de cinco a dez centímetros.
Já nas outras fotos, algumas opções de chuças: a crisântemo é a mais adotada nas competições.
Vale ressaltar que o próprio padrão da raça recomenda que a pelagem do topo da cabeça esteja sempre presa. Assim o cão enxerga melhor, e os olhos correm menor risco de serem feridos pelos fios dessa região.
O Clube Shih Tzu Brasil convida você para enviar a foto de um penteado ou tosa diferente de seu Shih Tzu. As fotos serão inseridas nesta matéria e deverão ter boa resolução.
Fonte: Revista Cães & Cia

terça-feira, 3 de abril de 2012

50 freses legais sobre cães

Pessoal eu achei essas frases num site, gostei muito e resolvi compartilhar com vcs, espero que gostem!

"Se você não consegue se decidir entre um Pastor, um Terrier ou um Poodle, leve todos ... adote um vira-lata!" ASPCA

"Quando o melhor amigo do homem é seu cão, o cão tem um problema." Edward Abbet

"O cão médio tem um pedido a toda a humanidade: Ama-me." Helen Exley

"É quase impossível duvidar que o amor do homem se tornou instintivo do cão." Charles Darwin

"O grande prazer de um cão é você ser um idiota com ele, que, por sua vez, não só não se zangará, como irá se fazer de idiota também." Samuel Butler

"Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão torna-o rico."  Louis Sabin

"Você pode dizer qualquer coisa idiota a um cão, que ele vai olhar pra ti e dizer:" Meu Deus, você está certo! Eu nunca teria pensado nisso!" Dave Barry

"Sem meus livros eu não poderia viver, e sem os meus cães, também. Os livros não latem, e os cães não fornecem sabedoria, então eu não poderia escolher. Eu prefiro viver sem mim." Autor desconhecido

"Errar é humano - Perdoar, canino" Autor desconhecido

"Em algum lugar, sempre haverá um cãozinho abandonado me impedindo de ser feliz." Jean Anouil

"Cães não são nossa vida inteira, mas eles fazem nossas vidas inteiras." Roger Caras

"O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cachorro." George Graham Vest

"Só os meus cães nunca me trairão." Maria Callas

"Para mim, uma casa ou um apartamento só é uma casa quando você adiciona um conjunto de quatro patas, um rabo feliz, e que é a medida do amor indescritível, que chamamos de um cão." Roger Caras

"O próprio homem não pode expressar o amor e humildade por sinais externos, tão claramente como um cachorro, quando ele encontra seu amado mestre." Charles Darwin

"O meu cão velho e querido, o mais constante de todos os amigos." William Doane Croswell

"Os cães são, afinal, o melhor amigo do homem. O mínimo que podemos fazer é tentar compreendê-los um pouco melhor." Nicholas Dodman

"Eu li a Odisséia porque foi a história de um homem que voltou para casa depois de estar ausente por mais de 20 anos e foi reconhecido apenas por seu cão." Guillermo C. Infante

"Cães têm uma forma de encontrar as pessoas que deles necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem." Thom Jones

"Todo mundo precisa de um guia espiritual: um pastor, rabino, conselheiro, amigo sábio, ou um terapeuta. Meu próprio amigo sábio é meu cachorro." Gary Kowalski Gary Kowalski

"Não há fé que nunca tenha sido quebrada, exceto a de um cão verdadeiramente fiel."  Konrad Lorenz

"Não é maravilhoso como os cães podem ganhar amigos e influenciar pessoas, sem nunca terem lido um livro?"  CE McKenzie

"Cães dão aos seus companheiros humanos o amor incondicional e estão sempre lá, com um abanar da cauda incentivando quando eles precisam. O cão é realmente um animal muito especial." Dorothy Patente Hinshaw

"Bendita é a pessoa que ganhou o amor de um cachorro velho." Sidney Seward Jeanne

"Se você apanha um cachorro faminto e torná-lo próspero, ele não te morderá. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem." Mark Twain

"Não há nenhum psiquiatra no mundo como um cachorro lambendo seu rosto." Bern Williams

"Não aceite a admiração do seu cão como evidência conclusiva de que você é maravilhoso." Ann Landers

"Histórias são mais cheia de exemplos da fidelidade dos cães que dos amigos." Alexander Pope

"Não é coincidência que o melhor amigo do homem não possa falar." Autor desconhecido

"Eu vi um olhar nos olhos dos cães, um olhar rápido de desprezo espantado, e estou convencido de que, basicamente, os cães pensam os seres humanos são loucos." John Steinbeck

"Os cães têm razão de tantos amigos, é porque eles abanam o rabo ao invés da língua." Autor desconhecido

"A vida dos cães é muito curta. Sua única falha, realmente." Agnes Sligh Turnbull

"Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo." Autor desconhecido

"Quanto mais eu conheço os homens, mais eu gosto dos cães."  Autor desconhecido

"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações." Sigmund Freud

"Todo o cachorro independentemente do seu sexo, é complemento da vida humana. Todo o ser humano deveria experimentar amar um cão, só assim entenderia o que é amor. Todo o ser vivo é uma manifestação da natureza, e a natureza é uma manifestação da vida." Altair Pereira

"Ninguém pode queixar-se da falta de um amigo, podendo ter um cão." Marquês de Maricá

"O olhar do seu cão é o melhor espelho onde pode se ver a grandeza de sua alma." Autor desconhecido

"O cachorro comum é uma pessoa mais agradável do que a pessoa comum." Andy Rooney

"Se eu pintar o meu cão exatamente como ele é, é claro que eu tenho dois cachorros, mas não uma obra de arte." Johann Wolfgang Goethe

"você não tem um cão, ele é que tem você!" Autor desconhecido

"Todo o conhecimento, todas as perguntas e respostas estão no cão." Franz Kafka

"Os cães não me mordem... somente os seres humanos ..." Marilyn Monroe

"O cachorro de estimação suspeita que o Universo inteiro planeja tomar seu lugar." Rabindranath Tagore

"Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz." Milan Kundera

"É melhor ter um cachorro amigo do que um amigo cachorro." Provérbio popular

"Existe três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda." Martinho Lutero

"Os cães são melhores que os seres humanos porque eles sabem mas não contam." Emily Dickinson

"O cão velho, quando ladra, dá conselho." Provérbio popular

"Nenhum homem pode ser condenado por ter um cão. Enquanto ele o tiver, este será seu amigo; e quanto mais pobre ficar, melhor amigo terá." Will Rogers

A alimentação dos cães

  • A alimentação do seu animal é muito importante, para que ele tenha uma vida saudável. Lembre-se de mudar a marca de comida em cada quatro meses (no máximo), para prevenir defeciências causadas por estar sempre a dar a mesma marca (devido à alimentação dos mesmos ingredientes).
  • Quando mudar de marca, ponha apenas muito pouco na tigela, e ponha bastante da marca antiga. Todos os dias vá pondo mais da marca nova e menos da marca antiga, até que a marca nova seja a única na alimentação do seu cão. Quando trocar de marca, no te se existe alguma diferença com o seu animal (mau estar, comichão, diarreia, etc). Se isto acontecer, mude de marca outra vez, retirando por completo a marca anterior, e faça a mesma dieta, como se aquela marca nunca tivesse existido. Se e ste problema continuar, consulte o seu veterinário.  
  • Se o seu cão estiver numa dieta rigorosa prescrita pelo vete rinário, lembre-se de ir a uma consulta em cada seis meses (no máximo), para que este possa ver se está tudo bem, se precisa de alterar alguma coisa, etc.
  • É recomendado dar de comer ao seu cão duas vezes por dia, em vez de encher a taça para durar o dia todo. Se o seu veterinário mandar, até vai ter que encher a taça mais que duas vezes, devido a algum problema de saúde.
  • Mesmo que o seu animal não tenha problemas relacionados com a alimentação, pergunte sempre ao seu veterinário o que é melhor para dar de comer, quando for fazer um check-up.
  • Você também pode dar comida de lata ao seu cão, o que também tem as suas vantagens (limpa melhor os dentes, bom para mastigar, etc). Se o seu animal tiver algum problema de dentes ou mesmo de estômago, dê-lhe comida de lata.
  • Pôr outros alimentos na tijela do seu animal junto com a comida de cão é também uma boa ideia. Você pode por alguns vegetais cozidos, pedaços de carne, tofu, grão cozido, etc (é recomendado sempre cozer estes alimentos adicionais, para ser melhor digerido). Pergunte ao seu veterinário que tipo de extras pode pôr na alimentação do seu companheiro, e lembre-se para não lhe alimentar em excesso. Também existem livros e websites que ensinam a preparar / escolher melhor a alimentação. Tente que pelo menos uma refeição por semana seja feita por si (ou alguem que saiba cozinhar).
  • Fonte: http://www.portaldoscaes.com/c-alimentasao-caes.html

PERIGO na Páscoa: CHOCOLATE Pode Intoxicar Seu Cão…

Nenhuma época do ano é tão perigosa para os cães quanto a Páscoa. O chocolate é a paixão de muita gente e também pode ser o objeto de desejo de muitos cães.
O que eles não sabem e muita gente também não, é que o chocolate é altamente tóxico para os cães, podendo inclusive matá-los.
Nessa época do ano, a presença de um chocolate esquecido sobre a mesa ou mesmo alguns pedaços oferecidos ingenuamente aos cães podem intoxicá-los. O chocolate é altamente palatável e muito atraente aos cães, porem alguns de seus componentes como a metilxantina (teobromina e cafeína) podem intoxicá-los. Além disso os seus componentes lipídicos podem causar diarreia e vômitos mesmo se quantidade de teobromina for pequena.
A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Quanto mais gordura possuir, menor será o teor de teobromina, como por exemplo, os chocolates brancos, que não oferecem tanto risco de intoxicação para os cães.
Quanto mais escuro, “puro e concentrado”, for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação. Assim sendo, o chocolate amargo, utilizado em confeitarias para fazer doces é o que oferece maior risco de intoxicação, pois possui em torno de1,35% de teobromina. No chocolate branco esse teor gira em torno de 0,005%.
A dose tóxica de teobromina para cães é em torno de 100-150 mg por kg de peso e a dose letal situa-se entre 250-500 mg por kg de peso.
Para se ter uma ideia da quantidade de teobromina nos diferentes chocolates veja abaixo:
- Semente de cacau: 300 a 1500 mg de teobromina em cada 30 gramas.
- Chocolate liquido bruto (industrial): 390 a 450 mg em cada 30 gramas.-
- Chocolate escuro (amargo) : 135 mg em cada 30 gramas.
- Chocolate ao leite: 44 a 66 mg em cada30 gramas.
- Chocolate branco: 0,25 mg em cada 30 gramas.
- Chocolate de confeiteiro em pó: 400 a 737 mg em cada 30 gramas.
Como a quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate, a intoxicação vai depender da quantidade ingerida. A grande maioria dos chocolates da páscoa são chocolates ao leite (30%) e mesmo chocolate branco e assim a quantidade de chocolate para causar uma intoxicação pode ser muito grande para cães maiores.
O perigo acaba sendo os cães menores ou quando da presença de chocolate escuro ( 60 a 80%). Quando a quantidade de teobromina for baixa, o perigo acaba sendo as gorduras que levará certamente a um quadro de vômito e diarréia.
Veja abaixo a quantidade necessária dos diferentes chocolates para causar intoxicação nos diferentes pesos dos animais.


PESO DO CÃO100 gr DE CHOCOLATE BRANCO (0,8 MG DE TEOBROMINA)100 gr DE CHOCOLATE AO LEITE (200 MG DE TEOBROMINA)100 gr DE CHOCOLATE ESCURO (450 MG DE TEOBROMINA)
2,0 KG25 KG100 gr44 gr
5,0 KG62,5 KG250 gr111 gr
10 KG125 KG500 gr222 gr
15 KG187,5 KG750 gr333 gr
30 KG375 KG1500 gr666 gr

A metabolização das metilxantinas no cão encontra algumas particularidades que tornam a sua ingestão altamente perigosa. Sendo um componente altamente lipossolúvel, vai atravessar as barreiras placentárias e hematoencefálica facilmente, sendo absorvida em boa parte do trato digestivo, principalmente estomago e intestino. Uma vez absorvido e distribuído no organismo, no sistema nervoso, levando á excitação. A cafeína estimula diretamente o miocárdio (músculo cardíaco) e o sistema nervoso central, potencializando a excitação causada pela teobromina.
Outra particularidade da teobromina é a sua meia vida, ou seja, o tempo que fica agindo no sangue do animal. No cão a meia vida da teobromina é de 17 horas, podendo ficar no organismo por até 6 dias, pois sua eliminação não acontece pelos rins, somente por via hepática.
Em grandes quantidades no organismo do cão, a teobromina vai causar, excitação, hipertensão moderada, bradicardia ou taquicardia, arritmias (contrações ventriculares prematuras), tremores, ofegância, e incontinência urinária. Já a cafeína vai levar a taquicardia, taquipneia, hiperexcitabilidade, tremores e por vezes convulsões.
Os sinais clínicos são: vômito, diarréia, polidipsia e poliúria (bebe mais água e urina mais), náuseas e arritmias cardíacas. Podem apresentar incontinência urinária, hipertermia (aumento da temperatura corpórea) e em casos mais graves coma e morte. Hemorragia intestinal pode ocorrer em alguns casos normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.
O tamanho do cão também influencia na intoxicação: geralmente a intoxicação é mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal. É mais comum também em animais mais jovens e filhotes, pois sua curiosidade natural faz com que ingiram grandes quantidades de alimentos estranhos. As quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez, já que a teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias. Em consequência disso, doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.
Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então o tratamento deve ser de suporte para os sintomas apresentados. Trata-se de uma emergência médica e a intervenção do Médico Veterinário se faz necessária e na maioria dos casos a internação é recomendada. Se a ingestão for recente (até 3 horas) a indução ao vômito deve ser instituída.
Como o chocolate por sua constituição gordurosa, tende a ficar “grudado” na mucosa gástrica, a lavagem gástrica pode ser feita, principalmente se a indução ao vomito não for satisfatória ou se já fizer mais tempo de ingestão. Deve receber soro na vei para reidratar e fazer a correção de eletrólitos. As convulsões e arritmias devem ser monitoradas e o uso de carvão ativado pode diminuir a absorção das teobrominas, diminuindo a sua meia vida.
Caso a ingestão seja de chocolate branco ou um chocolate com baixa concentração de teobromina o que pode ocorrer é somente um quadro gastroentérico (vômito e diarréia) devido a presença de lipídios e nesse caso os sintomas serão mais discretos e o prognóstico poderá ser bom, com uma rápida recuperação do animal, depois do tratamento sintomático.

Fonte:http://petcare.com.br/blog/perigo-na-pascoa-chocolate-pode-intoxicar-seu-cao/

"obs: na ppáscoa do ano passado eu não sabia que chocolate fazia mal aos cães e dei um pedacinho pra Mel, mais graças a Deus não aconteceu nada a ela, hoje não deixo ela chegar nem perto de um chocolate."

As coisas mais perigosas para a saúde dos cães

Todos os anos, muitos cães morrem devido a ingestão de coisas, como comida com substâncias tóxicas para eles, gases, etc. O que é perfeitamente normal para nós pode ser tóxico para eles. Aqui vão dez coisas que os cães não devem ingerir.


Chocolate – “O que não mata, engorda”. Infelizmente este provérbio não funciona no caso dos cães. Existe uma substância no chocolate chamada teobromina que é tóxica para os cães. Não mata no momento, mas irá proporcionar alguns efeitos no seu animal como diarreia, vomitos, vontade de urinar constantemente, etc. Se o seu animal comer chocolate várias vezes, ou se comer muito, então ele pode ficar com tonturas, e aumento do batimento cardiaco (o que pode originar um enfarte ou ataque de coração). Se desconfiar que o seu cão comeu chocolate, vá ver o seu veterinário imediatamente, para que este possa limpar o estômago do seu cão.As coisas mais perigosas para a saúde dos cães

Pilhas – A ingestão de pilhas é fatal para o seu cão. Tenha ainda mais cuidado com pilhas de relógio, já que são mais faceis de ingolir. Se o seu animal ingerir uma, pode ser fatal dentro de doze horas... tudo depende da resistência dele. Os sintômas são: babar-se constantemente (se não for normal), falta de apetite ou / e vómitos, entre outros. Se for o caso do seu cão, então vá ter com o seu veterinário sem tempo a perder.

Naftalina – Mata traças como também mata animais, se ingerido. O insecticida contido na naftalina também é fatal para os cães. Os sintômas consistem em tonturas e vómitos. Se o seu animal ingerir uma bola de naftalina, não o faça vomitar que ainda é pior. Em vez disso, leve-o ao veterinário imediatamente.  

Elixir Oral – Faz bem a nós, mas não a eles. Os elixirs orais contêem ácido bórico, que é tóxico para os cães. Se o seu animal ingerir elixir oral, ou qualquer outro produto que contenha ácido bórico, o animal poderá babar-se contantemente, vomitar, ter tonturas e / ou até mesmo entrar em coma. Se desconfiar que o seu animal ingeriu tal quimico, então vá com urgência ao veterinário.

Sementes e caroços de fruta – A maior parte das sementes e caroços de fruta são tóxicos para os cães. Os sintômas para tal intoxicação incluem vómitos e estar constantemente a babar-se. Se o seu cão ingeriu uma semente que seja, vá depressa ao seu veterinário, para que este possa examiná-lo.

Plantas caseiras – Existem várias plantas que são tóxicas para o seu cão se ingeridas. Consulte o seu veterinário para saber que plantas não deve ter em casa. Os sintômas incluem vómitos e aumento de sensibilidade do sistema nervoso. Muitas plantas são fatais, enquanto outras poderão apenas deixar o seu companheiro muito mal. Se o seu cão ingerir alguma planta, então vá imediatamente ao seu veterinário se acha que ele ingeriu alguma planta que lhe esteja a fazer mal.

Anticongelante – Existem imensos animais que morrem todos os anos devido a anticongelantes. Os anticongelantes contêm uma substância chamada etileno glicol, que é extremamente tóxica para os cães. Os sintômas incluem vómitos, tonturas e o animal não aguentar-se em pé. Mantenha o anticongelante fora do alcance dos seus cães. Se o seu animal ingerir anticongelante, então leve-o rápidamente ao seu veterinário.

Detergentes – Os detergentes são mais tóxicos para os animais do que para nós. Os sintômas incluem vómitos, babar-se constantemente, queimaduras na boca (no caso de bastantes detergentes erosivos à pele) e fraqueza muscular. Por vezes até pode induzir a coma. Não o faça vomitar que é pior. Em vez disso, vá imediatamente ao seu veterinário, se desconfiar que o seu animal ingeriu qualquer tipo de detergente.

Descorante – É obvio que os descorantes são tóxicos para qualquer animal. Se o seu animal ingeriu descorante, os sintômas normalmente são: vómitos, babar-se constantemente e dores musculares. Não o faça vomitar que é pior. Veja imediatamente o seu veterinário no caso do seu animal ingerir algum descorante.

Por que os cães cheiram o “bumbum” um do outro?

Todos os cães e gatos têm dois sacos ou duas glândulas sob a pele próximo ao ânus. Eles são redondos aproximadamente do tamanho de uma ervilha em animais de pequeno porte e de uma uva itália nos animais de grande porte. Elas secretam um líquido de cor acastanhada muito fétida que é eliminado automaticamente sempre que defeca. Esse material com esse odor fétido tem a função de marcar território e pelo seu cheiro passa uma série deinformações aos outros cães.
Por isso eles sempre cheiram a região perinal um dos outros quando se encontram. Essa glândula assim como outras dispersas pelo corpo dos cães e gatos secretam ferormônios de comunicação.
Em situações normais essas glândulas não são visíveis. Se você consegue identificar ou se o seu animal está muito incomodado, se lambendo ou coçando na região é por que tem algum problema e deve ser avaliado.

Causas da Inflamação da Glândula Adanal:

- Animais de estimação comendo dietas pobres em fibras. Muitas rações hoje em dia para diminuir o volume de fezes tem baixa proporção de fibras na sua composição. Nesses casos as fezes não comprimem as glândulas quando defecam não esvaziando-as.
- Animais com alergias alimentares e prurido na região anal.
- Animais de estimação cujas glândulas são esvaziados com freqüência, mas não completamente.
- Animais de estimação que não estão fazendo exercícios suficientes para estimular os movimentos intestinais.
- Animais desidratados, tais como animais mais velhos ou com doença renal.
Inflamação e Abcesso:
Nessa situação a região fica avermelhada, dolorida e incomoda muito o animal. Com os ductos inflamados o material não consegue ser eliminado, ficando mais seco e duro. Se essa secreção não é eliminada natualmente, normalmente vira um abcesso e drena pela pele formando uma ferida com muito sangramento, dor e desconfroto para o animal.
Nesse momento o tratamento deve ser feito com limpeza local, curativos, antibiótico e antiinflamatório. Nao devemos nos esquecer do colar protetor para que na lamba a região.
Se você consegue identificar o problema antes de abcedar (virar ferida) o seu Médico Veterinário pode “apertar” a glândula e fazer a limpeza dela evitando que venha a virar uma ferida e levar a um tratamento mais rápido.
Nos animais com episódios recidivantes de inflamação e/ou abcesso de glândula recomendamos a remoção cirúrgica das glândulas sob anestesia geral inalatória.
Se o seu animal está desconfortável, lambendo muito a região perineal ou arrastando o “bumbum” no chão, procure o seu Médico Veterinário para avaliar a posibilidade de inflamação das glândula adanal.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Fonte: http://petcare.com.br/blog/por-que-os-caes-cheiram-o-bumbum-do-outro/